Sua casa tem fio terra? Você sabe o que é “aterramento elétrico”?

Muitos já ouviram falar sobre o aterramento, usam, e, no entanto, não sabem como ele influencia no funcionamento dos aparelhos eletrônicos.

A rede elétrica é composta, basicamente, por dois fios condutores de energia: o neutro, que possui potencial igual a zero; e o fase, por onde a tensão elétrica é transmitida. Os dois são fornecidos pela concessionária de energia local e são suficientes para efetuar uma ligação elétrica em uma residência. Porém, existem variações de tensão na rede elétrica.

Provavelmente você já deve ter ouvido que a “voltagem” de sua casa é de 110V ou 220V. Apesar de ser tecnicamente incorreto, o termo “voltagem” é muito usado para se referir à tensão ou potencial elétrico, que é medida em Volts e tem como símbolo a letra V (em maiúsculo).

Para existir eletricidade, é necessário que haja uma diferença de potencial, no caso de um fio fase com potencial de 127V e um neutro com 0V, por exemplo. No entanto, o valor do neutro em uma residência nem sempre é igual a zero, devido à “sujeira” causada pelas fugas de energia dos aparelhos.

Essa fuga de energia fica alojada nas extremidades metálicas dos equipamentos, o que é normal. Em computador, máquinas de lavar, geladeiras, fogões, etc.

O choque acontece porque existe diferença de potencial entre a pessoa e o equipamento (geladeira, computador, etc.), o que ocasiona uma descarga elétrica.

O aterramento:

O “terra” é o responsável por eliminar a “sujeira” elétrica dos componentes, pois toda carga eletrostática acumulada neles é descarregada para a terra (é daí que surgiu seu nome).

O sistema de aterramento consiste em uma haste de cobre cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

Você já deve ter notado que o plug que liga o computador à tomada tem três pinos. Pois bem, o terceiro pino é chamado de “terra”.

Se sua casa não tem terra, chame um profissional, chame Severino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *