O que são disjuntores, pra que servem?

Caixa de disjuntores? Na sua casa tem, mas o que é um disjuntor?

Disjuntor é um componente elétrico utilizado para a segurança da rede elétrica!

As funções básicas do disjuntor estão relacionadas à segurança. O disjuntor é um dispositivo de segurança e tem como objetivo principal proteger a sua rede elétrica de: Panes na rede elétrica, sobrecarga elétrica, curto-circuito.

Na eminência de um curto-circuito, que pode causar um incêndio residencial, o disjuntor desarma, interrompendo o perigo de causar danos materiais e físicos.

Pense na sua lavanderia. Digamos que esse eletrodoméstico comece a apresentar um problema, como um superaquecimento, por exemplo e comece a consumir mais energia, gerando uma sobrecarga. Essa sobrecarga danificaria a fiação e isso faz com que o disjuntor da lavanderia desarme, interrompendo o fornecimento de eletricidade para aquele cômodo.

O mesmo raciocínio é válido para os outros equipamentos, como televisores, computadores e geladeiras, por exemplo.

Saiba quais serão os equipamentos utilizados em cada cômodo. No exemplo inicial, tínhamos uma lavanderia. Nesse caso, imagine uma máquina de lavar, uma secadora de roupas, um ferro de passar, uma lâmpada etc., tudo isso funcionando ao mesmo tempo.

Não dá para criar essa rede com fios finos e um disjuntor inadequado, não é mesmo? Por isso, leia o manual de instrução dos eletrodomésticos. Neles, existe uma recomendação de potência para disjuntores.

Quais são os tipos de disjuntores que existem?

  • Disjuntor monofásico: indicado para circuitos com apenas uma fase, como o circuito de iluminação de uma casa, por exemplo;
  • Disjuntor bifásico: recomendado para circuitos com duas fases, como chuveiros, por exemplo;
  • Disjuntor trifásico: indicado para sistemas que operam com até três fases, como 220 Volts e 380 Volts. O uso desse disjuntor é mais incomum, pois a maioria dos equipamentos residenciais não precisa de três fases.

Importante: caso a sua instalação tenha mais de uma fase, você terá que comprar um disjuntor indicado para a quantidade de fases existentes. Colocar dois disjuntores monofásicos em uma instalação bifásica não equivale a instalar um disjuntor bifásico. Isso não é correto.

Todo equipamento elétrico apresenta um pico de corrente, quando é ligado. Todavia, esse pico de corrente seria suficiente para desarmar os disjuntores residenciais. Para evitar esse problema, os disjuntores têm uma margem de tolerância para esse pico. A amperagem de disjuntores varia de 3 a 10 vezes a mais em relação à corrente nominal, conforme especificações de um projeto/profissional.

Há os disjuntores térmicos, que desarmará quando sofrer a ação do calor.

E o Disjuntor magnético que desarmará quando receber uma grande corrente elétrica, pois ela passará por uma bobina em seu interior e criará um efeito magnético que desarmará o aparelho. Atualmente, existem disjuntores que têm os dois sistemas de segurança.

A instalação de disjuntor não é uma tarefa simples.

Agora que você já sabe o que é disjuntor, verifique se os seus estão funcionando dentro da normalidade, ou estão desligando frequentemente…

Na dúvida Chame Severino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *